Powered By Blogger

Otimismo ou esperança?


Com o início de cada ano sonhos surgem e ressurgem. Apesar das lutas e dificuldades do ano que passou, o novo ano chega com sonhos cercados de otimismo e esperança.

Os profetas do positivismo e da auto-ajuda ensinam o otimismo em todo o tempo nos livros e nas palestras. Como o mundo está cheio deles, inclusive algumas igrejas, as pessoas estão sempre bebendo da fonte do otimismo, que segundo Rubem Alves “é alegria por causa de: coisa humana, natural, tem suas raízes no tempo, se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre.” Por isso ele tende a ser passageiro.

Já nós, que verdadeiramente seguimos a Jesus Cristo, praticamos as profecias da esperança, da Palavra Sagrada, da ajuda que vem do Alto e que ensinam uma vida de submissão e compromisso com Deus. Rubem Alves disse que a “esperança é alegria a despeito de: coisa divina, tem suas raízes na eternidade, se alimenta de pequenas coisas.” Por isso perdura.

Começando pela esperança, Paulo nos convoca a uma vida de testemunho e submissão aos valores divinos: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Ao contrário: Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12.9-21).

Diante de nós fica então a oportunidade de decidir: otimismo ou esperança? Eu já escolhi Jesus Cristo, a única esperança.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger