Powered By Blogger

Responsabilidade Social = Amor e Justiça


A preocupação, a reflexão e a ação da igreja em torno das questões sociais devem ser uma tônica na vida de cada pessoa que a integra bem como de cada ministério que forma sua estrutura e da liderança em especial. A igreja expressa sua fé de forma prática através do seu compromisso com a sociedade de modo geral.

Na expressão da sua fé a igreja deve pensar e agir especialmente com o intuito de fazer valer a justiça, visando minorar a dor e o sofrimento dos menos favorecidos.

Para ter uma ação mais efetiva a favor destes, a igreja deve sobretudo, ter iniciativas diretas e objetivas em torno da comunidade e especialmente das famílias que nela habitam e estender seu alcance até os mais longínquos limites possíveis.

As propostas da igreja que dizem respeito à justiça social devem abranger iniciativas de instrução e conscientização política, formação profissional, promoção da cultura, do lazer e do esporte, assessoria à comunidade nas áreas jurídica, médica, psicológica e sexual, orientação sobre prevenção e recuperação do alcoolismo, toxicômanos e dependentes químicos, além do socorro emergencial e às vezes contínuo com cestas básicas e também a melhoria da moradia e do meio-ambiente, sendo esta última iniciativa um conjunto de ações sobre o bem-estar da população que tratem sobre saúde pública, planejamento familiar, ecologia e desenvolvimento sustentável de forma que se preserve e valorize a vida e o planeta em que vivemos.

Logicamente a inserção comunitária nas vias políticas se faz necessária, mas, sempre com estritos valores éticos e morais que visem recuperar e salvar as estruturas do sistema que são corruptas e corruptoras e estão em estado de apodrecimento.

As bases da justiça social estão na própria Bíblia, a palavra de Deus, através das revelações e ações proféticas, da mensagem do Reino de Deus testemunhada por Jesus Cristo e na vida prática dos cristãos da era apostólica. A história do cristianismo ainda mostra a participação da igreja em ações localizadas, em documentos e em confissões que registram a fé cristã de forma prática, em especial quando houve um genuíno avivamento na igreja.

Contudo, muitas igrejas ainda são omissas. Por isso devemos perguntar: Qual a nossa preocupação? Temos refletido sobre isso? Temos feito alguma coisa? O que dizer, por exemplo, a nossa comunidade sobre: Dengue, lixo, planejamento familiar, esgoto, orientação sobre o estudo para crianças, adolescentes e jovens, cuidados com a terceira idade...? Fica aqui um alerta. Preocupe-se, pense, tome a iniciativa, faça alguma coisa.

"Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus." Miquéias 6.8.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger