Powered By Blogger

Quando se deve negar o perdão?


“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?”
Mateus 18.21
Até quantas vezes você deve suportar com perdão os ataques de uma pessoa de forma que sua integridade física e/ou sua integridade moral sejam aviltadas? Até que ponto a honra de uma pessoa pode ser destruída ou desmoralizada?

Até ponto nenhum! Ninguém tem o direito de desmoralizar, roubar, machucar ou magoar ninguém. Mas, como a natureza humana é pecaminosa, os relacionamentos são marcados por desentendimentos propositais ou “sem querer”.

Sendo assim, se não houver um acerto de contas maduro que conduza ao perdão de coração, que é o verdadeiro perdão, a auto-imagem da pessoa ofendida vai ficando cada vez mais diminuída e humilhada e a pessoa ofensora se torna cada vez mais culpada e/ou arrogante. Nesse estágio, o relacionamento está corrompido e para se desgastar e morrer, não falta muito.

Então, como ninguém tem o direito de ofender ninguém, é preciso zerar a situação com o perdão, pois, quanto mais se tenta consertar o erro, pior fica. Por isso a parte ofendida deve abrir mão do seu direito e perder algo. Essa perda é um perdão (aqui vale até o trocadilho no aumentativo). É uma opção, zerar a dívida para restaurar a convivência.

Mas, se as ofensas continuarem, o que fazer? A melhor saída é manter uma sistemática de acerto de contas periódica para que os erros e ofensas sejam reconhecidos e haja arrependimento e novas posturas. Assim o perdão tem sentido, pois torna válida a perda sacrificial que a parte ofendida assumiu.

Entretanto, se a postura de ofensa continua é preciso haver repreensão para que a ofensa não grasse na convivência e o perdão se anule. Sendo assim, a melhor forma de repreensão é a negação do perdão que traz sentimento de culpa e afastamento que por sua vez “podem” conduzir a parte ofensora a refletir e decidir assumir uma nova postura diante da parte ofendida que não mais será humilhada e destruída.

Você só pode conceder o perdão se ele tiver significado, assim como Deus, só perdoa quando há transformação real.Leia Provérbios 19.19 e medite em Mateus 18.15-35 sobre como Deus retira o perdão de quem não o merece. Mas, tome cuidado, reter perdão como forma de vingança não é uma atitude sábia e espiritual.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger