Powered By Blogger

Juventude: tempo de (in)decisão

Quando passamos da infância para a juventude, inúmeras responsabilidades chegam até nós e essas, por sua vez, nos levam a momentos em que devemos tomar decisões cruciais que, por serem cruciais, podem nos conduzir à vida ou à morte.

A fase em que devemos tomar as decisões mais importantes é cercada de indecisão. Dúvidas, questionamentos, incertezas, indefinições, falta de opinião quase sempre vêm da (i)maturidade e da (in)segurança quanto ao passado ou ao futuro.

Como a juventude é cercada de imediatismo e incoerência, não é incomum vermos prévia e/ou tardiamente algumas trágicas conseqüências na vida jovem.

Indecisão, imediatismo e incoerência têm produzido uma geração confusa e perdida. Ninguém sabe mais o que quer. “Quem não sabe o quer, acaba conseguindo o que não quer.” “Quem não sabe para onde vai, acaba chegando aonde não quer ir.”

Mas, perguntaria alguém: por que o tempo de decisão é também o tempo da indecisão? Simplesmente porque quem não precisa tomar decisão não precisa se preocupar com isso. Só fica indeciso quem tem de decidir. Por isso a juventude é reconhecida como a fase da (in)decisão, pelo fato de nela serem formadas ou tomadas as mais importantes e cruciais decisões para toda a vida: vocação, casamento, caráter e fé.

Tudo na vida de uma pessoa gira em torno dessas quatro áreas. Lógico que a fé (crença e manifestação religiosa) vai influenciar na formação do caráter (princípios e valores éticos e morais) e estas naturalmente vão impor limites nas definições quanto à delimitação vocacional (realização profissional) e nas escolhas que definirão a formação e a manutenção da futura família (vida conjugal e educação dos filhos).

Como é na juventude que essas circunstâncias se definem, é aí que você precisa ter convicção para decidir. Quanto mais cedo essas decisões são tomadas, maiores são as possibilidades delas serem imaturas. Entretanto, quanto mais elas são proteladas, menos maturidade se alcança para a vida.Trocando em miúdos, se você tinha alguma indecisão, agora ficou com muito mais – isso é juventude. Mas, te digo uma coisa: “A virtude está no meio”. Jovem, ore mais. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” V eja o que diz a Bíblia no texto de Tito 2.6.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger