Powered By Blogger

Um Coração Generoso


A generosidade é uma das muitas virtudes que deveriam permear a vida do homem e da mulher que se propõem a ter o cristianismo como estilo de vida.

De uma certa forma muito se fala sobra a generosidade na vida cristã, embora ela seja muito pouco vista em termos de expressão de vida. Sua maior aplicação fica por conta de líderes religiosos que, de boa ou má fé, utilizam-na junto à boa fé do povo para levantar recursos financeiros visando o sustento de um ministério ou campanha especial.

Isso é bom e ruim, dependendo da intenção, do meio e do fim a que se destinam os recursos levantados, bem como da possibilidade do povo que na sua maior parte tem sido explorado em seu raso e fraco sustento.

A fé que move a pessoa a contribuir com dízimos e ofertas desenvolve convicção em relação a este ato de devoção pessoal e gera esperança em relação ao futuro que é entregue nas mãos daquele que dá a provisão diária para o sustento e faz com que a generosidade seja devidamente proporcional a estes dois sentimentos.

No cristianismo ninguém deve se omitir da responsabilidade na mordomia que é a administração da vida, sobretudo no uso dos talentos e dos bens e suas aplicações no serviço e sustento da igreja.

Há, porém, uma outra faceta da generosidade que deve ser aplicada na vida cristã. Nesse ponto a generosidade se contrapõe ao egoísmo. Há muita gente que se diz cristã, mas ainda não o venceu e com isso não sabe partilhar e compartilhar com quem necessita. Não sabe dividir um lanche, um pacote de biscoito, uma roupa, um passeio, uma carona, o conhecimento, a fé, a dor, a alegria; gente que não é generosa no objetivo nem no subjetivo. Veja as orientações bíblicas em 2ª Coríntios 9.6-15 e 1ª João 3.17 e 18.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger