Powered By Blogger

Perdão é morte que gera vida


No Antigo Testamento, no dia da expiação, a pessoa pecadora deveria apresentar um animal em sacrifício a Deus para receber o perdão. No Novo Testamento, no dia da crucificação, Jesus Cristo se apresentou de uma vez por todas como único e melhor sacrifício para expiar eternamente os pecados de toda a humanidade.

As duas realidades tinham por objetivo satisfazer a necessidade de justiça e santificação da parte de Deus. Isso porque a ofensa do homem diante de Deus, que é puro, não pode ser ignorada; ela mancha a dignidade daquele que é o criador de todas as coisas, inclusive do homem.

Deus não admite o pecado. Por isso o preço do pecado é a morte. A pessoa que peca assume uma dívida que vale a sua própria vida, pois, não importa a origem, a intensidade, os efeitos ou o “tamanho” do pecado, mas sim a corrupção e a deterioração do caráter que vão de encontro à santidade divina.

Sendo assim, quando a imagem e a semelhança de Deus impressas na alma humana ficam manchadas pelo pecado a convivência do homem impuro com o Deus santo se torna impossível. Por isso o homem tem de morrer. O homem não tem mais o direito de viver. Deus não criou a humanidade para viver em pecado. Portanto, ao homem, quando peca, só resta a morte.

É exatamente aqui, neste ponto, que se manifesta a graça divina. Deus estabeleceu a expiação e a propiciação dos pecados. A expiação é a anulação do pecado e a propiciação é a substituição que se dá nesse processo de anulação por meio de um cordeiro puro e imaculado que representa o homem pecador ao ser sacrificado.

Se o salário do pecado é a morte, não há como fugir dela. Então, para que o ofensor não tenha que morrer, Deus, por amor, anula o pecado com o sacrifício substituto. A morte tem de ocorrer, pois ela significa a morte do pecado que ofende a Deus. O sacrifício (a morte do cordeiro) simboliza a aniquilação da situação pecaminosa em substituição à morte do pecador.

Isso é salvação. O homem é salvo da morte a qual está condenado por ser pecador. Alguém tem que pagar o preço da morte para que o homem continue vivo. No AT um cordeiro, no NT O Cordeiro, Jesus Cristo (Hebreus 9.11-10.18).

Nenhum comentário:

Powered By Blogger