Powered By Blogger

Espere e enquanto isso, cresça

Espere pelo tempo em que Deus há de demonstrar a você a sua graça de forma tão contundente que você não terá como não se render diante do seu infinito amor e da sua grandiosa misericórdia.

No tempo de Deus (que não é o seu) aquilo que você carece há de ser suprido. A palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, afirma, no testemunho de Jesus Cristo, que o Pai sabe de todas as coisas que você precisa para viver, mas, os gentios, pagãos ou não-crentes é que vivem correndo atrás delas. Você como filho ou filha de Deus não entra nesse desespero. Você sabe, cada dia deve ser vivido de uma vez. Mateus 6.32-34

Portanto, se você está passando por provas, não se desespere nem desanime. Nesse tempo de dificuldade entenda que Deus está formando o seu caráter e no tempo certo vai te dar a vitória.

Deus sabe muito bem das suas lutas. Ele não está distante da sua dor, ele padece com ela também. Ele não ignora o seu sofrimento, ele também o sente. Saiba que este é um tempo passageiro, é uma fase, vai passar, não vai perdurar. Este tempo vai chegar ao fim.

Deus manifesta a sua graça em nossas vidas de muitas formas. No tempo da tribulação fica mais difícil perceber como, mas ele sempre a derrama sobre nós. Porém, quando passar a tribulação e o tempo também, ao olhar para trás você se encherá de gratidão pela forma como ele agiu na sua vida estando sempre ao seu lado, trazendo crescimento e maturidade, burilando a sua vida e aperfeiçoando o seu caráter.

Por isso, espere em Deus e enquanto isso, cresça.

Você já ouviu a voz de Deus?

“O Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. Ele foi e deitou-se. Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. Pelo que Eli disse a Samuel: vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu: Fala porque o teu servo ouve.” 1º Samuel 3.4-10

Aprendi algumas ricas lições com a leitura do livro “Crescendo com seu filho adolescente”, de Eugene Peterson, que inclusive recomendo para os pais de adolescentes. A seguir apresento essas e outras lições que pude apreender com Samuel.

1. Deus sempre fala. Deus está sempre nos chamando. Ele sempre fala, nós é que nem sempre ouvimos, ou ouvimos e não entendemos, pois não conhecermos. Ou ouvimos, entendemos e não respondemos. Mais cedo ou mais tarde seu filho ou sua filha irá ouvir, entender e responder a Deus. Ore por isso.

2. A sua voz é a voz de Deus? Samuel, ao ouvir a voz de Deus, pensava ser a voz de Eli. Nosso desafio é sermos cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo. Nossas vozes, atitudes e posturas refletem Deus para as crianças? Em algum momento, quando conhecerem e aprenderem mais sobre Deus, irão dizer: “meus pais sempre falaram isso”. Com que parece sua voz?

3. Entenda o tempo de cada pessoa e deixe cada uma conhecer a Deus por si mesma. Quando Eli entendeu que era o Senhor quem chamava o menino, deixou-o na sua intimidade ouvir e conversar com Deus. Muitas vezes pressionamos as pessoas a aceitarem algo que elas ainda não entendem e queremos obrigá-las a ver como nós vemos e com isso as impedimos, não lhes deixamos livres.

Segurança

“Quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus? Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho. Torna os meus pés ágeis como os da corça e me coloca em segurança nos lugares altos.” Salmo 18.31-33

Muitas pessoas vivem dominadas pelo sentimento da insegurança. Geralmente este sentimento aprisiona e gera medo, incerteza, angústia, ansiedade, depressão, pânico e pode até ocasionar males ao organismo físico, as chamadas doenças psicossomáticas.

Dependendo da personalidade e do caráter de cada pessoa as reações podem ser distintas. Há reações de timidez e reações mais incisivas e até agressivas.
De uma forma ou de outra na insegurança as pessoas tendem a gerar uma forma de compensação em relação a algo que almejam ou esperam e não conseguem ou alcançam. Com essa atitude a insegurança acaba produzindo o constante desejo de ter mais e mais. As pessoas que são mais seguras sempre sabem que o que têm é suficiente.
.
A insegurança conduz muitas pessoas ao fracasso. Tome cuidado, pois na compensação, com o intuito de não fracassar você pode pensar que para progredir precisa puxar para trás quem está na sua frente ou empurrar para baixo quem está acima de você. Ser uma pessoa bem sucedida é entender que quanto mais você coloca outros para cima, mais e mais você também subirá.

A nossa segurança está em Deus. É nele que devemos depositar a nossa confiança. Ele é a nossa rocha, nosso alicerce firme. Se confiarmos apenas em nossa própria capacidade, mais cedo ou mais tarde, a insegurança nos dominará e reagiremos de forma a compensar nossos fracassos e assim poderemos, sem perceber, agredir aos outros e ainda acharmos que estamos bem. Não se deixe dominar pelas angústias, ansiedades e incertezas deste mundo. A sua segurança está em Jesus.

Sem amor é impossível agradar a Deus

Sem fé é impossivel agradar a Deus. Entretanto, a fé é a convicção que você tem da sua salvação e do cuidado de Deus em Jesus Cristo. Mas, a fé não é tudo, atrelado a ela está o amor que é tão ou mais importante do que ela. A expressão do amor é a manifestação da fé – Tiago 2.14-18.

A fé tem o seu maior valor quando vivida e praticada muito mais do que quando apenas confessada no íntimo do coração. Se a fé for apenas um conceito ou sentimento de crença e confiança na existência de Deus, será morta.

O alvo da fé é Jesus Cristo. O referencial maior da fé é Jeus Cristo. Se é impossível agradar a Deus sem fé, e se Jesus Cristo é o nosso referencial de fé, temos de experimentar e manisfestar a nossa fé conforme ele o fez. Ele é o nosso padrão de vida e fé é vida.

Sendo esse o nosso entendimento, devemos assumir um compromisso de viver a fé como Jesus Cristo a viveu e não apenas confiar nele. Ele mesmo disse que quem segue os seus mandamentos realmente o ama.

A fé está atrelada à esperança e ao amor. O autor da espístola aos Hebreus (11.1) disse que fé é esperança, é certeza, é convicção. Paulo diz que a fé, o amor e a esperança permanecerão juntos para sempre. Tudo acabará, tudo cessará, tudo passará, mas, o amor, a fé e a esperança permanecerão, mas, o amor é maior.

O amor é o maior de todos os mandamentos divinos e o maior dom. Quem nasceu deve produzir em sua vida o fruto do Espírito que é o amor materializado em gestos e atitudes e não apenas em sentimentos e palavras.

A fé em Jesus Cristo é o amor encarnado. Sem amor é impossível agradar a Deus.
Powered By Blogger